SILVIA M

content/uploads/2014/03/SILVIA-PERFIL.jpg”>SILVIA PERFIL

Nasceu em 1977, em São Paulo, Brasil
2000 – Bacharel em Artes Pásticas pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil
2005 – Licenciatura plena em Artes pela Centro Universitário Belas Artes, São Paulo, Brasil

depoimento

Ritual. Ações carregadas de gestos simbólicos e calculados como a rotina diária de uma vida que não pode ser interrompida, caracterizam o (meu) fazer artístico. Todas as coisas são guardadas, obsessiva cura.

Para não perder, o fazer insiste em salvar partes de um organismo em risco. Ressuscitar corpos que estavam em inércia, desligados pelo desgaste do uso (superficial) de suas existências.

Configuradas como dever, ações naturalmente acontecem:
Seguir, retornar… fazer,desfazer…encontrar,confrontar…costurar, bordar, modelar, deformar…procurar… Perder-se e deixar o sinal. Perseguir o outro com insistência, motiva novas construções e o mergulho ao desconhecido.

O sacrifício existe no fazer, ele simboliza o esforço para alcançar o “milagre”.

Desde 2006 realizo ações relacionais que propõem o encontro e o confronto com o outro.

Na série “Mutantes”, um pedido foi feito às pessoas: Doem uma peça de roupa pessoal em desuso para ser deformada. Recebi cerca de 20 peças. Em um caderninho vermelho foram registrados desenhos e palavras, memórias do encontro momentâneo do doador, configurando a nova peça de roupa. O objeto novo incorporado, recebe outras formas e ganha alma,sendo batizado com o nome do seu antigo usuário.

No mesmo período em que foi realizado o projeto “Mutantes”, realizei outro trabalho envolvendo intervenções em lugares íntimos e abertos .Projeto que desdobrou-se e nomeou três ações prolongadas: “Mutação”de 2006, “Ocupação de Afetos”de 2008 e “Visitas Invasoras”que acontece desde 2009 . Práticas divididas porém com o mesmo propósito, resgatar seres e coisas perdidas na rotina despercebida. Caracterizado, calculado no fazer…e sem controle, adaptado ao acaso o projeto segue…

Etapas para cada gesto:
Resgate de objetos em desuso por contrato ou acaso. Plastificados, os objetos serviram seus corpos para dar forma às outras peças confeccionadas em atadura gessada. As novas peças foram instaladas no lugar de origem dos objetos encontrados e espionadas em sua outra condição existencial . Encontros. Confrontos. Moldes flexíveis. Formação, deformação…vivências, aconteceram e seguem…

Silvia m

silviam-obra-08
silviam-obra-08
« 2 of 44 »

Contato

Name
Email
Message

Yay! Message sent.
Error! Please validate your fields.
Rua Mourato Coelho 1271, São Paulo SP . 5511 3142 9975 - 5511 98462 3434 . transarte@terra.com.br Desenvolvido por: Agencia de Marketing Digital SP