Timothy Cummings

ACERVO TRANSARTE

Na década de 90 produzimos algumas exposições de Timothy Cummings para a Catharine Clark Gallery, em San Francisco, onde presenciamos uma assiduidade de público importante, que disputava suas obras ainda no cavalete, apesar de temáticas muitas vezes consideradas difíceis, pela androgenia ou pelos rituais de transformação que apresentavam.

Convidamos Timothy Cummings para uma residência artística de mais de um ano em São Paulo. Sua esposição reflete três etapas de produção do artista.

A primeira mostra rituais e autorretratos num processo de autodescoberta no Brasil. O exemplo mais denso é a obra “Pyre of persona” em que muitos expectadores observam sua cremação.

A segunda etapa representa o processo de filtragem das viagens realizadas pelo país com presença de temas religiosos ou regionais: as obras “Baiana”, “Maracatu” e “Oxum”. Adiciona ícones das culturas afro e indo-brasileira , com a “Gay native family”.

Na terceira fase, já familiarizado com a cidade de São Paulo, inicia novas obras, incluindo, num largo leque, observações do quotidiano, em um total de mais de 20 obras pintadas em acrílico sobre madeira. Insere os fios de eletricidade e guarda-chuvas que se tornam elementos de fundo da pintura: recordação de uma tempestade de verão em São Paulo.

A arte de Timothy Cummings surpreende e fascina. Mesmo negando temáticas confortáveis, o artista não só desperta o ímpeto de colecionar suas obras nos que visitam suas exposições, como também cria nova compulsão de aquisições nos seus já colecionadores.

Spot Portraits
Spot Portraits
Aperture: 22Camera: Canon EOS 5DIso: 125Orientation: 1
« 1 of 9 »

Contato

Name
Email
Message

Yay! Message sent.
Error! Please validate your fields.
Al. Santos 1518 CJ 71-72 . 013111-200 São Paulo SP . 5511 3142 9975 - 5511 98462 3434 . transarte@terra.com.br Desenvolvido por: Agencia de Marketing Digital SP